segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Papos no meio da noite (II)


era um papo de não-me-lembro-bem-o-que regado a cerveja e risadinhas quando, no meio da calçada esfumaçada, apareceu o trabalhador contando sua história. dizia que trabalhava com ar condicionados, na construção ali do lado, "se quiserem podem passar lá e perguntar por mim !", deu nome, sobrenome, apelido e residência. disse que deixava o rg "caso queiram ter certeza da minha palavra", morava com a mãe, trabalhava com o irmão e o chefe havia atrasado o pagamento deixando-o sem dinheiro pro transporte. morava longe, pra zona norte da cidade, pegava dois busões, "um me deixa no ponto perto de casa", e precisava de seis reais pra chegar - coisa que não tinha já que o cartão descarregou, "imprevistos".
conversamos, um dos participantes arranjou a grana e mais ! caso mais alguma coisa acontecesse. houve revolta com o chefe sacana, perguntas sobre seu trabalho, cansaço, a mãe, o irmão, a residência, "não ! não ! nós confiamos, não se preocupe !". conversa vai, conversa vem, muitos assuntos, cigarros, cervejas, o trabalhador ali entretido até o momento em que anunciou sua partida. porém, antes, com alguma revolta nos olhos, desabou algumas palavras que nunca acreditei que ouviria assim, de graça, no meio das cervejas, de alguém que já havia dito e redito a altura de sua religiosidade:

- fico mal às vezes, me dá uma vontade grande de chorar quando chego em casa cansado, sem um puto pra poder fazer as coisas melhores. rezo todos os dias, frequento a igreja, pago o dízimo direito, sem atrasos ! mas deus não me escuta. parece que não escuta. os caras aí são pilantrões, sacanas, abusam de todo mundo e tão benzão da vida ! tem dinheiro pra dar e vender ! até cachorro vive melhor que o homem ! e eu aqui, me lascando e deus nem aí .. deus nem aí pra mim, pra minha mãe, pra ninguém que eu conheço. fico me perguntando se vale a pena, se lá no céu vou ter mesmo uma vida boa .. eu queria uma vida boa aqui, né ? mas fico me perguntando se essa vida de sofrimento vai me trazer alguma coisa. eu rezo e não me ouvem. isso é de lascar, cara. isso é de revoltar qualquer um !

na hora, só pensei no tal do "deus dará, deus dará, diz que deus dará".
na hora, só pensei na minha revolta de exploração.
na hora, só queria era achar uma resposta no fundo do copo, beber e soltar pros olhos aflitos.
na hora, só concordei com a cabeça...

pô, "deus" também é sacana, ein ?

Priscilla Fierro (baseando-me em fatos reais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário