domingo, 28 de novembro de 2010

A senhora e a menina



- Olá, como você está hoje?
- Bem, me sinto velha.
- Porque? (surpresa)
- Fiz sete anos ontem, mas me sinto feliz também, porque sete é o meu número da sorte.
- Eu tenho cinquenta e oito anos, não vejo a hora de chegar aos setenta, pois sete também sempre foi o meu número da sorte.
- Sempre foi? E o que você já conseguiu quando passou pelo sete?
- Vi que eles não me ajudaram em muita coisa, o que eu conquistei foi sempre acreditando que eu vivo a cada ano um sete diferente, e o que nada é tão complicado de conseguir. Mas, me diz o que você tinha ontem?
- Vou pensar na questão do sete. Bom, na verdade eu não sei o que eu tenho, na verdade é tudo... São fatos! E que na verdade não são de todos complicados, e mesmo que alguns sejam, a questão é que eu não sei lidar com todos, não tô sabendo lidar e ter confiança nas atitudes que eu tomo. E também a questão não se refere só as pessoas, e sim é sobre mim também. Sei que a gente muda, e a mudança é preciso, mas eu vi que eu era uma pessoa melhor. São coisas bobas, acho que fazem parte de um possível crescimento para o futuro!
- Mas, como que você não está sabendo lidar?
- Queria lidar com a minha insegurança e ansiedade. Enfim, são coisas! Acho que eu preciso tirar um tempo para mim, um tempo que eu me foque em algo, tenho a impressão de não terminar as coisas, eu estou sempre fugindo, pode ser impressão, mas não sei...Eu acabei criando uma capa protetora, talvez. Pode ser que tudo isso seja normal, não sei.
- Crescer não é fácil, ninguém disse que seria. Você deveria prestar mais atenção em você, tudo está ai, não serei eu com toda a minha experiência que te direi onde achar. Na verdade acho que você já está encontrando você em você. Isso pode te assustar, mas não suma. E fugir se torna relativo, quando ele vem o crescimento, eu acho. É, está ai uma coisa que sei dar certeza. 
- Eu ando pensando e fazendo coisas que não condiz com o que eu acredito. E também não gosto de falar as coisas para as pessoas, porque elas sempre me julgam, estou cansada de viver com gente que critica. Eu vi que eu me tornei assim também. Estou a fim de mudar isso.. Quero parar de pensar para agir.
- ...
- Por que esse silêncio? Fiz algo de errado novamente?
- Não se preocupe com isso, mesmo se tivesse feito isso tudo faz parte de ser quem você é. Ora! Quem nunca errou mais que acerto na vida? Essa que é a graça de viver, é saber que viver estar em errar e não apenas em acertar. Acredito que você...Não sei se devo falar...
- Fale!
- Bom, não precisa levar em consideração tudo o que eu digo, mas acredito que está assim pois está muito próximo de conquistar coisas grandes que parecem estar longe, e que na verdade terá que abrir mão de outras para conseguí-las. E na verdade estão mais próximo do que você imagina, algumas você até já passou.
- Passei?
- Calma, eu não disse que viver está em errar? Essa que é a graça, então, quando notar o que é, volte a abrace com toda a sua força.
- Acho que você pegou no ponto que mais dói e me assusta. Não quero fazer um drama disso, mas eu juro que estou sentindo bastante.
...
Eu me vejo querendo conquistar o mundo, e com medo, mas sentindo que ele está próximo, talvez isso que me assuste. Então, começo a me sentir pequena quando chego perto dele, como se eu não fosse conseguir pegá-lo. Queria fazer e conquistar tudo o que te disse na conversa de ontem. Mas eu sou muito insegura, sei que isso me prejudica, mas a questão é que não sei como vou mudar essa situação... Vejo-me em mudança, mas sempre parada. Tem como isso? (risada)
- Vá com calma, olhe primeiro pelo o que você se indigna e sofre!
- (Fecha os olhos decepcionada)
- Se direcione.
- Acredito que em um mês, as coisas estarão mais direcionadas. Só não saberei o resultados de todos os meus planos. Estranho, mas vou.. vou... vou continuar a crescer. Quero criar meus problemas, e não só viver parte deles em cima dos que não são meus, e sim de outros. Só não quero ficar dando voltas. O bom é que dizem que no final tudo dá certo. (risadas)
- É como eu disse, viver uma vida com alguns erros faz parte, mas direcione-os para um crescimento, não dói tanto assim.
- Me diz uma coisa, porque você não me trata como criança?
- Criança? Olhe bem para si.
- ...
- Você não é mais uma criança, deixou de ter sete anos faz algum tempo, você tem muito que amadurecer ainda, mas agora você faz o que eu sempre fiz, transformo todos os meus anos em sete. Como eu disse, você tem muito o que aprender e parar de querer carregar o mundo em você, chega! Ajudar faz parte, mas as suas escolhas não podem mais servir de alicerce para outros. E está na hora de se arrumar e pegar o avião, e vá sozinha, não poderei te levar, agora estou em meu horário de tomar chocolate quente com biscoitos. Não tenha medo, te deixarão embarcar, amanhã mandarei um cartão de feliz aniversário, afinal você completa vinte e três anos!
- Tenho vinte e três anos? Sinto-me sem rumo ainda.
- Quem disse que viver é ter um rumo? Viver é respirar e não ter pressa.
- Tudo bem, isso vai passar.(De cabeça baixa)
- Claro que sim, e pode vir outras situações piores, menina! (risadas) Mas, são elas que dão o grande sabor de se viver. E lembre-se nem sempre a minha verdade é a sua, e quando te falarem é que certo você fazer isso, não faço porque te falaram, faça se quiser, e também acredito que nem sempre o que é certo é o melhor. E passar por caminhos fáceis faz da vida mais difícil no final. Viva com calma e respire a cada sorriso e lágrima, a cada alegria e tristeza... Aprenda a respirar, e essa fumaça sumirá de seus olhos.
- Te ligo quando eu chegar da viagem. Obrigada, e já sinto saudades de seu abraço.
- Abrace o mundo que você vai me sentir, sempre que eu puder estarei na claridade da lua para chegar em doce menina.

- Te amo.

- Tchau, até breve. 


thatiane.oc

Nenhum comentário:

Postar um comentário